Dicas: Tipos de Panelas

Você sabe para que serve cada tipo de panela? Pois é, cada tipo é capaz de dar sabor diferente aos alimentos, aquele gostinho especial, sabe? Então vamos à descrição dos tipos de panelas.

São eles:

  • Panelas de Alumínio
  • Panelas de Barro
  • Panelas de Cerâmica
  • Panelas de Cobre
  • Panelas Esmaltadas ou de Ágata
  • Panelas de Ferro
  • Panelas Inox
  • Panela de Pedra sabão
  • Panelas de Teflon ou tefal
  • Panelas de Vidro

Panelas de Alumínio

Panelas de AluminioÉ a mais popular, leve e mais econômica. Porém, é preciso tomar alguns cuidados: algumas pesquisas reforçam a polêmica de que cozinhar nesse tipo de panela  pode comprometer a saúde devido ao fato de soltarem partículas de alumínio durante o cozimento dos alimentos. O material pode liberar metais tóxicos, por isso não é indicado você deixar o alimento esfriar dentro dela.

Para limpar panelas de alumínio o mais recomendado é usar bucha macia com sabão de coco ou detergente. Secar imediatamente para prevenir manchas de água e nunca utilizar esponja de aço para arear, pois ao ser polido o alumínio é polido remove a camada de óxido de alumínio.

Para clarear e eliminar fundos queimados: colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre).

Para retirar manchas: encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.

Evite preparar alimentos ácidos como vinagrete, molho de tomate, maioneses e outros.


Panelas de Barro

Panelas de BarroIdeal para fazer comidas típicas com muito molho, é uma opção saudável que realça o sabor dos alimentos. Inicialmente, ela demora mais para aquecer, mas uma vez quente, mantém o calor por mais tempo. Permite servir á mesa na própria panela.

Antes de usar pela primeira vez, deixe a panela de molho em banho maria por cerca de 20 minutos com água fervente, para tirar o cheiro e o gosto.

Para lavar, use esponja macia e detergente neutro.

Panelas de Cerâmica

Panelas de CeramicaConsegui pouca informação sobre esse tipo. São lindas e dão um charme a mais na cozinha. O problema é que a pintura interna pode conter óxidos de chumbo e cádmio. Algumas até em grandes quantidades. Por isso preste atenção no selo de qualidade. São indicadas para cozinhar sopa de legumes, creme de abóbora ou grandes cozidos.

Panelas de Cobre

Panelas de CobreDizem que os melhores molhos são feitos neste tipo de panela. Minha avó gosta de fazer doces, ficam ótimos mesmo!!! Sua superfície aquece toda por igual.

Cuidados com o uso da panela de cobre: observe se há revestimento interno, normalmente são estanhadas ou com aço inox. Na falta deste o cobre passa para o alimento e com o tempo o mineral se acumula no organismo. O resultado é o aparecimento de transtornos no funcionamento dos rins.

Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de cobre . Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas.

Antes de usar deve-se remover o verniz caso esteja presente, para isso mergulhe-a em água fervente e deixe até esfriar completamente.

Para limpar deve lavar a panela com esponja macia + detergente neutro. Nunca arear (utilizar palha de aço ou sapólio)

Para retirar Manchas:

I – Preparar uma mistura em partes iguais de farinha de trigo + vinagre branco de maçã

- Esfregar com um pano até limpar a panela de cobre

- Lavar com água quente e secar bem

II – Panelas e outros objetos de cobre ficam novinhos quando limpos com uma pasta feita com 1/2 parte de farinha de trigo, 1/4 parte de sal e 1/4 parte de vinagre. Espalhe sobre a peça e deixe secar por cerca de uma hora. Depois é só lavar, enxugar e passar uma flanela bem macia.

III – Para remover azinhavres – passar a metade de um limão num pires com sal.
Esfregue-o na parte manchada do cobre. Lavar e secar bem.

Devem ter a superfície interna revestida de politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável.

Para dar Brilho: Para deixar a sua panela brilhante: faça uma pasta de farinha de trigo ou fubá (½ parte), sal (¼) e vinagre (¼). Espalhe sobre a panela e deixe secar por 1 hora. Lave, enxugue e passe uma flanela macia. Caso use polidores, lave-a muito bem.

Panelas Esmaltadas ou de Ágata

Panelas EsmaltadasEssas panelas esmaltadas caracterizam-se por uma superfície lisa que evita a proliferação de bactérias, são atóxicas uma vez que não liberam qualquer "material pesado". Esta higiene é o principal argumento para a utilização deste tipo de produto com recém-nascidos.

Não utilizar se existirem pinturas ou decalques na superfície interna.

Na hora da limpeza use somente uma esponja macia e sabão neutro.

Para retirar manchas: colocar em solução de 2 colheres de chá de alvejante (água sanitária) + 600 ml de água. Deixar por 2 horas no máximo para evitar danos ao esmalte.

Para evitar o amarelamento: passar álcool na área esmaltada ou pano macio embebido em uma solução com uma colher de sopa de cloreto de potássio dissolvido em um litro de água.

Panelas de Ferro

Panela de FerroDe acordo com pesquisas, o cozimento neste tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo. Principalmente indicada para quem adota uma alimentação vegetariana.

A panela de ferro é que ela não se deforma com o calor. Cozinha em temperatura mais uniforme e intensa. Concentra e retém mais calor, cozinha em menos tempo. Se levada à mesa, preserva o calor e o sabor dos alimentos. Cuidado com queimaduras, elas se mantêm quente por muito tempo.

Panelas Inox

Panelas InoxEsse tipo rende um post só para ele. Tanta dica que achei, nossa! Serei breve aqui, e fico devendo um post mais completo sobe panelas em inox.

Tem a capacidade de distribuir o calor igualmente. Não é indicada para frituras, o óleo pode aquecer demais. Por isso cuidado com o tempo de cocção (cozimento), a comida pode passar do ponto.

É mais resistente porque resiste a variações bruscas de temperatura. Ela não libera substâncias tóxicas.

Antes de usá-la ferva com água por três ou quatro vezes.

Para lavar, use apenas esponja muito macia e sabão neutro na limpeza, de preferência com água morna.

Panela de Pedra sabão

panela de pedra sabaoEste tipo de panela tem várias vantagens. Uma delas é cozinhar sem alterar o sabor dos alimentos. Pelo contrário ressalta ainda mais. Também consegue aquecer os ingredientes por igual e dura por muitos anos.

Não guarde alimentos nela, nem use para frituras. E quando for colocá-la no fogo, no início sempre use fogo baixo para que ela não rache devido ao choque térmico.

Antes da primeira utilização é indicado fazer um “tratamento” (cura) para liberar os teores tóxicos de níquel que ela tem. Untar com óleo ou azeite por dentro e por fora, encher de água e levar ao forno médio (180 C) por 2 horas ou se preferir leve ao fogo e deixe a água ferver por 30 a 40 minutos. Retire do fogo. Deixe a água e a panela esfriarem e repita a operação mais uma vez.

No dia-a-dia limpe bem, pois a superfície é porosa e abriga microorganismos. Ela é ótima para cozinhar moquecas, feijoadas e a comidinha mineira. 

Como as outras panelas, lavar com esponja macia + detergente neutro ou agua e sabão.

Panelas de Teflon ou tefal

Panelas de TeflonAs panelas de teflon têm um revestimento interno de politetrafluoretileno e a grande vantagem é que elas são antiaderente e por isso exigem muito pouco óleo no preparo dos alimentos, ideal para a saúde.  Porém, o politetrafluoretileno é um plástico que solta-se com facilidade, basta arranhá-lo com esponjas de aço, colheres e facas. O ideal é usar acessórios de silicone que são facilmente encontrados hoje em dia.

Lavar com esponja macia + detergente neutro. E nunca, mas nunca mesmo usar palha de aço, sapólio, facas ou qualquer material que produza riscos.

Para retirar manchas: passar pó de café com um papel absorvente.

Panelas de Vidro

Procurei sites para vender, não achei não, só panelas com tampas de vidro. Uma pena, eu realmente gostava dessas. São complicadinhas porque não pode tirar os olhos da comida, elas esquentam muito rápido, e para queimar não custa nada.

São as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida.

Nenhuma surpresa para lavar, também com esponja macia + detergente neutro

Para evitar manchas: não levar vazia ao fogo.

E para tirar manchas escuras: deixar em banho maria em uma solução de cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio + um litro de água.

Imagens: Retiradas de sites de vendas(divulgação de produtos).

Fontes: Guia de compras Zura; Faz Fácil e Cyber Cook.

Category Categories: Acessórios para Cozinha, Dicas, Panelas  |  Comments Leave a reply

Utilidades Domésticas - Submarino.com.br

Comments

  1. [...] Dicas e Receitas, Guia de compras Zura; Faz Fácil e Cyber Cook. Esse post foi publicado em Dicas e marcado Dicas, [...]

  2. [...] Dicas e Receitas, Guia de compras Zura; Faz Fácil e Cyber [...]