Dicas de Congelamento

freezer O freezer é um congelador doméstico que permite conservar, por um tempo mais longo, alimentos in natura e pratos preparados. O freezer não é o congelador de uma geladeira comum, como muitos imaginam. Um congelador comum mantém os alimentos a uma temperatura aproximada de 0ºC a 4ºC. O freezer congela a -10ºC ou menos, para garantir a boa conservação dos alimentos. Bons equipamentos chegam a -30ºC. Quanto mais baixa a temperatura maior a garantia de que o alimento não desenvolverá fungos e bactérias e de que irá manter suas características nutricionais intactas. Nem por isso seu gasto de energia é maior do que o do refrigerador comum.

Abaixo, algumas dicas que podem ajudar a congelar alguns alimentos:

  • Todo alimento a ser congelado deve ser previamente limpo e higienizado. Carnes devem ser aparadas para eliminar nervos e gorduras escuras. Legumes devem ser branqueados e os peixes, lavados e limpos.
  • Alimentos cozidos conservam-se congelados por mais tempo em melhores condições.
  • Para um congelamento perfeito, os alimentos devem ser acondicionados em sacos plásticos próprios para isso e deve ser extraído o máximo de ar do saco. Criar uma condição de vácuo favorece a qualidade do congelamento.
  • Armazene os alimentos em pequenas porções, que são mais fáceis de serem descongeladas.
  • Evite congelar alimentos em blocos ou em recipientes muito volumosos, principalmente na altura, pois dessa maneira o centro do alimento demora a atingir a temperatura ideal e pode se deteriorar.
  • Não coloque o alimento diretamente no freezer se ainda estiver quente. Espere esfriar ou preferencialmente dê um choque térmico. Por exemplo, cozinhe cenouras cortadas em rodelas e, assim que estiverem no ponto, escorra e coloque-as numa tigela com água e gelo. Escorra novamente e embale para congelamento.
  • Etiquete tudo aquilo que será congelado, escrevendo na etiqueta o que contém o recipiente e a data de congelamento.
  • Por melhores que sejam as condições do congelamento, 180 dias são o limite para que os alimentos se mantenham em bom estado. Não é conveniente conservar alimentos no freezer por prazo mais longo, salvo indicação contrária.
  • Caso vá congelar determinada receira en vidros, não tampe imediatamente, isto é, coloque o produto no vidro, leve ao freezer e, após o produto estar congelado, tampe hermeticamente. Os líquidos se expandem quando congelados, e, se o vidro estiver tampado, ele certamente irá quebrar durante o processo.
  • Se congelar determinado produto, este não poderá ser congelado novamente. Portanto, deve ser consumido imediatamente.
  • Algumas receitas não congelam bem, como o purê de batatas, ovos cozidos, algumas musses e gelatinas. Ovos inteiros não devem ser congelados.
  • O descongelamento dos alimentos deve ser feito da seguinte maneira: transfira para a geladeira o alimento a ser descongelado e deixe que descongele naturalmente. Outra opção é o forno de microondas, que pode ser bastante útil pra essa tarefa.

Para utilizar o freezer e tirar proveito de todas as vantagens que ele oferece, frequente um curso de congelamento ou informe-se em livros especializados.

Category Categories: Congelamento, Cozinha, Dicas  |  Comments Leave a reply

Utilidades Domésticas - Submarino.com.br